Fatores críticos para o insucesso das metas relacionadas a sistemas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Departamento-Geral de Pessoal do Exército Brasileiro por meio de análise SWOT

Ronaldo Augusto Silva Fernandes, Breno Almeida Nunes Souza

Resumo


O Exército Brasileiro como outras organizações públicas e privadas, cresceu a sua atenção nas últimas décadas para a Tecnologia da Informação (TI) visando buscar vantagem competitiva e manter o seu alinhamento com o negócio. Em busca da adoção e implementação de boas práticas de Governança de TI, foi elaborado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) para melhor gerir os serviços de TI. Este artigo buscou apresentar fatores críticos para o insucesso das metas relacionadas a sistemas do PDTI do Departamento-Geral de Pessoal do Exército Brasileiro, identificando possíveis barreiras para a obtenção de resultados positivos. Foi realizado uma análise descrita por meio da matriz SWOT do PDTI, além da aplicação de um questionário aos profissionais e gestores de TI do Departamento para identificar possíveis aspectos negativos e fraquezas que impossibilitem o cumprimento das metas. Com os dados foi diagnosticado um severo desequilíbrio entre pontos fortes e fracos, demonstrando fragilidade dos recursos humanos e dúvidas sobre a capacidade de infraestrutura, provocando incertezas em relação ao sucesso das metas estipuladas. Como conclusão e análise dos dados, o emprego das boas práticas de governança, busca de parcerias com instituições públicas de ensino, valorização e busca de capacitação dos profissionais podem ser mecanismos que fortaleçam os recursos humanos e tecnológicos do DGP com o objetivo de lograr êxito no cumprimento de suas missões.

DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12296315


Palavras-chave


Boas práticas; Governança de TI; PDTI.

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Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

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