PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE OPERAÇÕES COMPARTILHADO PARA OS PROJETOS DE OUTSOURCING DE IMPRESSÃO DA CTIS

Klebysson Oliveira Silva, Flávia Moreno Alves de Souza

Resumo


O outsourcing tem crescido muito em diversas áreas, inclusive a de serviços impressão, proporcionando redução de custos e ganho em sustentabilidade para as organizações. O presente trabalho buscou, por meio de pesquisa aplicada e revisão bibliográfica, a elaboração do projeto de implantação do Núcleo de Operações Compartilhado – NOC, para os contratos de outsourcing de impressão da empresa CTIS Tecnologia S.A. Discorre sobre a importância do planejamento estratégico, além das melhores práticas adotadas pelo guia PMBOK, para o respectivo projeto. A implantação deste projeto se faz necessária devido à necessidade da organização em mitigar custos julgados desnecessário, pois no ano de 2016 cerca de 2 milhões em páginas de toners, que foram removidos antes do seu uso total, deixaram de ser impressos pelos clientes, o que representa um custo de mais de 45 mil reais.

Palavras-chave


: Projetos; Outsourcing; Planejamento estratégico; Estratégia; Sistema de informações gerenciais

Texto completo:

PDF

Referências


- ALBERTIN, Alberto Luiz; SANCHEZ, Otávio Próspero (Org.). Outsourcing de TI: Impactos, dilemas, discussões e casos reais. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

- ALFANO, Luiz Renato; CURIONI, Eduardo Luiz. Sistemas de informações gerenciais. Rev. adm. empres. São Paulo: v. 13, n. 2, p. 75-80, junho 1973. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017.

- AUDY, Jorge Luis Nicolas; ANDRADE, Gilberto Kelle de; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistema de informação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

- BALTZAN, Paige; PHILLIPS, Amy. Sistemas de informação. Porto Alegre: AMGH, 2012.

- BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de informação: um enfoque gerencial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

- BRAGA, Ryon; MONTEIRO, Carlos A. Planejamento estratégico sistêmico para instituição de ensino. São Paulo: Hoper, 2005.

- BRASIL, Haroldo Guimarães. A empresa e a estratégia da terceirização. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 33, n. 2, p. 6-11, Abr. 1993. Disponível em: . Acesso em: 22 Abr. 2017.

- CAIÇARA JUNIOR, Cícero. Sistemas integrados de gestão – ERP. Curitiba: Ibpex, 2008.

- CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

- CRUVINEL, Elvira. Responsabilidade social em instituições financeiras. São Paulo: Elsevier, 2009.

- CUKIERMAN, Z. S.; DINSMORE, P. C. Administração de projetos: caracterização e problemática. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1981)

- DRUCKER, Peter. Introdução a administração. São Paulo: Pioneira, 1984.

- FREITAS, Marcos André dos Santos. Fundamentos do gerenciamento de serviços de TI. 2 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

- GAJ, Luis; Administração estratégica. São Paulo: Ática, 1987.

- GAJ, Luis. Tornando a administração estratégica possível. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

- HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

- HERRERO FILHO, Hemílio. Balanced scorecard e a gestão estratégica. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

- JUNGED, Daniel; BARBALHO, Sanderson César Macêdo; SILVA, Sérgio Luís da. Gestão de projetos: teoria, prática e tendências. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

- KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 21 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

- KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.

- LOBATO, David Menezes et al. Série gestão empresarial: Estratégia de empresas. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

- MARQUES, W. L. Sistema de informações gerenciais. Cianorte: Clube de autores, 2007.

- MARQUES, C. F.; ODA, E. Atividades técnicas na operação logística. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.

- MCLVOR, Ronan. The outsourcing process: Strategies for evaluation and managment. Cambrige: Cambridge University press, 2005.

- MEIRELES, Manuel. Sistemas de informações. 2 ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2004.

- MELO, Ivo Soares. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

- MENDES, J. R. B.; VALLE, A. B.; FABRAS, M. Gerenciamento de projetos. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

- MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.

- MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

- NAPOLEÃO FILHO, Jair et al. Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI. Un.gti, [s.l.], v. 4, n. 2, p.16-21, 16 dez. 2014. Centro de Ensino Unificado de Brasília. http://dx.doi.org/10.5102/un.gti.v4i2.2802.

- O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

- OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas e operacionais. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PMI - Project Management Institute. O que é gerenciamento de projetos. Disponível em . Acesso em 15.04.2017

- RASCÃO, José Poças. Da Gestão Estratégica à Gestão Estratégica da Informação: como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

- REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 3 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

- REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico para organizações privadas e públicas: guia prático para elaboração de plano de negócios. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

- RIBEIRO, Renato Vieira. Estratégia empresarial. Curitiba: IESDE Brasil SA, 2012.

- RODRIGUEZ, M. V. R.; FERRANTE, A. J. Tecnologia de informação e gestão empresarial. Rio de Janeiro: E-Papers, 2000.

- SANTOS, Antônio J. Robalo. Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora, 2008.

- SERTEK, P.; GUINDANI, A.; MARTINS, T. S. Administração e planejamento estratégico. Curitiba: Ibpex, 2007.

- SILVA, R. L. Terceirização: outsourcing como ferramenta estratégica. 2008. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/producao-academica/terceirizacao-o-outsourcing-como-ferramenta-estrategica/530/>. Acesso em: 22 Abr. 2017.

- SIQUEIRA, Marcelo Costa. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

- STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

- ST.AMANT, Kirk. IT Outsourcing: concepts, methodologies, tools, and applications. Nova Iorque: Business Science Reference, 2009.

- THOMPSON JR, Arthur A.; STRICKLAND III, A. J.; GAMBLE, John E. Administração estratégica. 15. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

- VALENÇA, Myrian Constantino de Almeida; BARBOSA, Allan Claudius Queiroz. A terceirização e seus impactos: um estudo em grandes organizações de Minas Gerais.Rev. adm. contemp. Curitiba, v. 6, n. 1, p. 163-185, Abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 21 Abr 2017.

- VALLE, André Bittencourt do et al. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

- VARAJÃO, João Eduardo Quintela Alves de Souza. Contributos para a melhoria do sucesso da adopção de tecnologias de informação e desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações. Dissertação de doutoramento apresentada ao Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, Guimarães, 2002.

- VARAJÃO, João Eduardo Quintela Alves de Souza. Outsourcing de serviços de sistemas de informação. 1 ed. Lisboa: FCA, 2001.

- VASCONCELLOS FILHO, P.; PAGNONCELLI, D. Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para sua empresa. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

- VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

- WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: