EDITORIAL

Susana Oliveira e Sá, João Pascoinho, Maria Célia da Silva Gonçalves

Resumo


A formação e potenciação educativa é sempre reforçada quando alavancada na interlocução entre a gestão escolar e os académicos. Assim, o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), assumindo uma liderança, Missão e Projeto com dimensões Humanista e Multicultural, enquanto responsável pela formação de docentes conscientes da função de fazerem o melhor pelas futuras gerações, e no pressuposto de que a finalidade da vida humana está no desenvolvimento holístico da pessoa, simultaneamente integrado no ambiente e nas organizações, fomenta uma conceção de liderança escolar promotora de mudança e diferentes relações entre os organismos e os ambientes, nova ontologia para o fenómeno da mudança, e novo espaço à pesquisa no e sobre o ambiente organizacional, dentro de um quadro paradigmático atual e transformacional. O pensamento contínuo na inovação e na transformação e aperfeiçoamento pessoal, sustenta a materialização de uma ideia de organização inteligente, baseada na comunicação e na rede de relações, com o foco no longo prazo, sistémica, aprendente, capaz de ser a concretização da (já não) utópica Escola do futuro.

Com este número da revista Humanidades & Tecnologias (FINOM) pretende englobar várias perspetivas de Liderança e de Organização, tanto em contexto como em Investigação. É um número temático que resulta de uma seleção dos melhores trabalhos de Projeto dos alunos finalistas do Curso de Especialização de Administração e Gestão Escolar da Escola Superior de Educação de Fafe (ESEF) do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, bem como algumas das mais recentes Dissertações de Mestrado em Gestão de alunos da Escola Superior de Tecnologia de Fafe (ESTF) do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF)- Portugal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.