Desafios da Autonomia e Flexibilização Curricular: Estudo de Caso no Agrupamento de Escolas

Ana Reis-Cabral, João Sousa

Resumo


Resumo: A sustentabilidade de um ensino que se pretende de qualidade e excelência, num contexto em que domina a diversidade e um currículo nacional que persiste uniforme, “pronto-a-vestir de tamanho único”, obriga à implementação de novas práticas de gestão curricular, nomeadamente a sua flexibilização. Este é o grande desafio à profissionalização do docente, principalmente aqueles que ainda perspetivam uma Escola intemporal no seu desenvolvimento. Neste âmbito, o presente trabalho de investigação emerge da legislação emanada no âmbito da “Autonomia e Flexibilização Curricular”, a qual reconhece à Escola a capacidade de se auto-organizar para dar resposta às suas necessidades concretas, numa lógica de mudança bottom-up. Tem como objetivo primordial analisar a compreensão e implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular ou de um Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica num Agrupamento de Escolas.

 

Palavras-Chave: Educação, Escola, Autonomia e Flexibilização Curricular.

 


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