Estilos de Liderança e Satisfação no Trabalho

Beatriz Silva, Laurentino Guimarães, Manuel Machado

Resumo


Resumo: O objetivo da presente dissertação foi: estudar e investigar, a importância dos Estilos de liderança das empresas na revisão da literatura e a sua influência na satisfação dos colaboradores das empresas. Também recorremos a um estudo qualitativo, de caráter exploratório, realizado com base em entrevistas, aplicadas a uma determinada amostra de trabalhadores de duas organizações. Neste contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de analisar a forma como é exercida a liderança e avaliando como os chefes exercem as suas tarefas e as relações interpessoais, e quais os comportamentos dos líderes que são apreciados pelos colaboradores. Foi possível verificar que os trabalhadores gostam se ser estimulados e de saber se estão a atingir os objetivos propostos para o seu trabalho. Nestas duas empresas encontramos fundamentalmente dois tipos de líderes: os autocratas e os democratas ou participativos.

 

Palavras-chave: Organização; Liderança; Motivação; Satisfação no trabalho

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.