Liderança em contexto de mudança – Direção por Valores

Eugénia Natário Cordeiro, Susana Sá

Resumo


Resumo: Da pesquisa realizada foi encontrado um número muito residual de estudos portugueses cujo título e temática referem expressamente a Direção por Valores em Organizações Educativas. Pretende-se com este projeto de investigação saber de que forma se pode desenvolver a Direção Por Valores nas Escolas Portuguesas, aferindo a pertinência de um novo modelo de gestão no contexto atual de instabilidade e mutabilidade, sem conflituar com o regime de autonomia assente na unipessoalidade do órgão de gestão, considerado afastado dos ideais democráticos da colegialidade. Neste projeto, é apresentada uma investigação teórica de enfoque qualitativo, utilizando a metodologia de revisão narrativa. As principais conclusões apontadas nos estudos revelam que os valores são considerados, pelos líderes, imprescindíveis para a gestão da Organização Escola.

 

Palavras-chave: Liderança; Gestão escolar; Direção por Valores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.