Dialogicidade e afetividade como princípios para uma educação libertadora na EJA

Marcos Vinicius Reis Fernandes, Glaucio Martins da Silva Bandeira, Marcia Soares de Alvarenga

Resumo


O presente trabalho buscou analisar as categorias dialogicidade e afetividade no processo pedagógico junto aos jovens, adultos e idosos trabalhadores estudantes da modalidade de educação básica intitulada Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica como método para o desenvolvimento deste estudo, a partir de dados abertos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de referenciais bibliográficos freireanos. Constatou-se que as categorias analisadas estão diretamente implicadas a um processo de ensino-aprendizagem voltado para emancipação humana dos sujeitos trabalhadores. Conclui-se que uma educação idealizada para a autolibertação dos oprimidos deve ser pautada na valorização de saberes intra e extraescolares de modo a incluir afetivamente os estudantes e fomentar o diálogo na busca do estranhamento das ideias pré-concebidas.

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