Apontamentos
- Não há apontamentos.
Ana Maria Di Grado Hessel
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Brasil
Doutora e mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. É Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC/SP; atua como pesquisadora e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital ? TIDD/PUCSP, vinculada à linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. Foi Vice-Coordenadora Executiva do PEC da PUC/SP, na coordenação da equipe de formadores on-line. Experiência em formação on-line de educadores, na escola pública como professora, coordenadora, diretora e supervisora. O interesse em pesquisa é formação on-line, educação a distância, gestão escolar e tecnologia, aprendizagem em ambientes virtuais (AVA), interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e pensamento complexo. É pesquisadora do GEPI, GEPEC e GPTED.
Cristiane Samária Gomes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-3549-4165
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP.
Brasil
Doutoranda e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP. Bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais, também pela PUC/SP. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: de Tecnologias Educacionais (GPTED), do CNPq Comunidatas e do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial na Educação (GPIAE), todos da PUC/SP. É membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), da Rede Nacional de Combate a Desinformação (RNCD) e do Criativus Lab PUC/SP. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: Educação, Formação de Professores, Inteligência Artificial e Desinformação na Educação.
Maria Otília José Montessanti Mathias
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP
Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978). Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestrado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos cursos de Pedagogia / Faculdade de Educação (Campus Monte Alegre) e Matemática Licenciatura modalidade EaD (Campus Marquês de Paranaguá). Atua como docente também nos cursos de especialização (COGEAE) na área de Língua Portuguesa, Formação Docente: ensino superior e Gestão Educacional e Escolar. Tem experiência na área de formação docente para Educação Básica, com ênfase no ensino de Ciências Naturais e Biologia, Projetos e Inovação Curricular, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) e formação docente para o ensino superior. Participante do Grupo de Pesquisa Educação e Produção do Conhecimento / Cátedra Interinstitucional Joel
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.