Zoologia, Animais Silvestres, e Educação Ambiental: o desenvolvimento de um projeto de extensão durante a pandemia de COVID-19.

Adriano Gonzaga de Souza, Adriano Figueiredo Zica, Priscila Izabel Santos De Tótaro, André da Rocha Duarte, Reginaldo de Azevedo Almeida, Guilherme de Oliveira Ferreira dos Santo

Resumo


A pandemia da COVID-19 em 2020 levou, dentre outras inúmeras consequências, ao fechamento das escolas e universidades públicas e privadas em todo o Brasil. O ensino remoto emergencial foi a estratégia adotada pelas instituições de ensino, para que o ano letivo não fosse interrompido, sem previsão de retorno. Alunos e professores precisaram se adaptar intensamente à nova realidade. É lógico pensar que o desenvolvimento de projetos científicos e extensionistas sofreram também o impacto da pandemia e do isolamento social. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de um projeto de extensão desenvolvido durante a pandemia de COVID-19, e portanto, de forma remota. Alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da FINOM se reuniram por meio de vídeo chamadas, elaboraram e aplicaram questionários digitais, programaram entrevistas com órgãos públicos e mobilizaram a população em uma troca de informações e registros sobre a aparição de animais silvestres em área urbana no município de Paracatu, Minas Gerais. Percebemos que o tema atrai a atenção das pessoas em geral, inclusive fora do ambiente acadêmico. O engajamento de estudantes vinculados ao projeto foi satisfatório e não houve impedimentos relacionados à falta de encontros e atividades presenciais. Os dados obtidos até o momento reforçam a necessidade da elaboração de uma metodologia de educação ambiental e conscientização da preservação da fauna silvestre junto à comunidade.


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Referências


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