IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA – NO PROCESSO DO “SER PROFESSOR”

Cristiane da Silva Santos, Isabela Candido Vasconcelos Gomes, Neila Maria Mendes Borges, Maristela Vicente de Paula, Adriana dos Santos Prado Sadoyama

Resumo


No estudo ora proposto buscamos analisar as implicações do subprojeto PIBID (Edital Capes 08/2018) Educação Física no processo de ser professor. Para atingir os objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, que teve como universo bolsistas do PIBID do curso de Educação Física da UFCAT. A população compreendeu os bolsistas que participaram do Edital 08/2018 e para compor a amostra selecionamos oito participantes. Os dados foram analisados de forma descritiva articulada à literatura sobre a temática. Os resultados obtidos revelaram que o interesse pela participação no PIBID surge a partir da possibilidade de obtenção de bolsa e da oportunidade de experimentar a docência nos primeiros anos do curso de licenciatura. Concluímos que o PIBID, e mais especificamente o subprojeto Educação Física, tem cumprindo seus objetivos de complementar a formação inicial, com implicações significativas para o processo de ser professor.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.

AMBROSETTI, N. B. et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615. Acesso em: 25 de set. 2020.

BARROS, G. de S. F. Análise do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e sua relação com a permanência nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas: limites e perspectivas. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/15256/1/2013_GiulianadeSaFerreiraBarros.pdf. Acesso em: 24 de nov. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, H. C. L. de F. A (nova) política de formação de professores: prioridade postergada. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1.203-1.230, out., 2007.

MATOS, D. M. de; CARDOSO, A. L.; ORTIGARA, V. PIBID na formação de professores de educação física: expectativa e realidade. Comunicações, Piracicaba, v. 23 n. 3 p. 113-126 set.dez. 2016. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2646. Acesso em: 22 de jul. 2021.

MEDEIROS, J. L.; PIRES, L. L. de A. PIBID: Reflexões iniciais sobre seu impacto na formação de professores. Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade, s/n., s/v., 2014. 5p. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro3/379%20PIBID%20REFLEX%C3%95ES%20INICIAIS%20SOBRE%20SEU%20IMPACTO%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES.pdf . Acesso em: 21 de nov. 2020.

MELO, M. T. L. Programas Oficiais para Formação dos Professores da Educação Básica. Educação & Sociedade, Campinas, São Paulo, ano XX, n. 68, p. 45-60, dez./99.

MELO, T. M. Q. de; ASTORI, F. B. da S.; VENTORIM, S. Iniciação à docência em Educação Física: experiências formativas pelo PIBID. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 32, jan/abr. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/25885 . Acesso em: 22 de jul. 2021.

MONTEIRO, T. S; PEREIRA, A. L. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis Educativa, Ponta Grossa, Paraná, v. 14, n. 2, p. 487-506, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12968. Acesso em: 09 de jul. 2021.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. 1992, 27 p. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758 Acesso em: 24 de nov. 2020.

OLIVEIRA, H. F. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalho Linguística Aplicada, Campinas, n. 56, v. 3, p. 913-934, set./dez. 2017.

OSTETTO, L. E. (org.). Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. 3. ed. Campinas- SP: Papirus, 2008.

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S.A. da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982018000100176&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 de nov. 2020.

PINHEIRO, M. do C. M. Documentos PIBID: subprojeto EF. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 07 de out. 2018

SANTOS, R. de S.; FRISON, M. D. Considerações sobre a dicotomia entre teoria e prática na mediação dos saberes docentes durante o processo formativo de professores. Revista Didática Sistêmica, v. 16, n. 2, p. 15-29, 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4526. Acesso em: 22 set. 2020.

SANTOS, M. R. dos. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, formação de professores e a constituição da identidade docente. 2017. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Catalão-Goiás, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7475 Acesso em: 25 set. 2020.

SILVA, D. M. S de.; FALCOMER, V. A. da S.; PORTO, F.S. As contribuições do Pibid para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da licenciatura em ciências naturais, Universidade de Brasília. Revista Ensaio, v. 20, p. 1-22, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198321172018000100220&script=sci_arttext. Acesso em: 25 set. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/85022794/saberes-docentes-tardif . Acesso em: 20 de nov. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.