LUTAS DA/NA VIDA: PRÁTICAS E DEBATES COM MENINAS- ADOLESCENTES

Cristiane da Silva Santos, Caroline Matos Storck, Maristela Vicente de Paula, Neila Maria Mendes Borges, José Francisco Silva Sampaio, Augusto César da Fonseca Neto

Resumo


Problematizando práticas sociais arraigadas nos valores fundados no patriarcado, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar a perspectiva de lutas e do ser mulher de meninas-adolescentes participantes do Grupo Valentes na Associação Laços de Bem na cidade de Catalão-GO, a partir das práticas e dos debates realizados em oficinas e intervenções político-pedagógicas, enfatizando a capoeira. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Os dados produzidos mediante o registro em caderno de campo e entrevista semiestruturada originaram três categorias de análise: a) lutas da (fe)menina de família; b) lutas de menina, uma demanda pessoal; e c) lutas que (trans)formam: contribuições do Grupo Valentes. A proposta contribuiu para um despertamento quanto às lutas pessoais e às lutas do ser mulher na sociedade. No entanto, não podemos afirmar que romperá o ciclo ao qual estão sujeitadas, pois o processo de conscientização e emancipação é lento, e a pesquisa está no campo dos contágios, criando possibilidades para que elas próprias se emancipem.


Texto completo:

PDF

Referências


BEAUVOIR, S. O segundo sexo. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v. 4. São Paulo: 34, 1997.

ESPINOSA, B. de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 61. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 61. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019b.

FRIEDAN, B. A mística Feminina. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2020.

HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018.

MINAYO, M. C. (Org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 80p.

NGOZI, C.O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PAULA, M. V. de et al. A fuga do jogo e brincadeira: prejuízos para o brincar frente aos desdobramentos da pandemia. In: ______. (org.). Direitos humanos violados na pandemia de COVID-19: Enfrentamento e Resistencia. Curitiba: CRV, 2021.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

VITORELO, R.; PELEGRINE, C. Valente: a desconstrução dos estereótipos femininos em uma princesa da Disney. Revista Entreideias, Salvador, v. 7, n. 1, p. 135-152, jan./jun. 2018. Disponível em:

article/view/21480>. Acesso em: 25 de nov. de 2021.

WOLF, N. O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. 8. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.