Coordenadores, delegados e supervisão pedagógica: estudo de caso

Pedro Miguel Torres Varejão dos Reis, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo: O presente estudo visa identificar e aprofundar de que forma os líderes intermédios percecionam as suas funções e como intervêm na supervisão Pedagógica no Agrupamento de Escolas da Lixa – Felgueiras. Partimos do quadro normativo que regula as políticas públicas de Educação, complementado pela pesquisa bibliográfica de autores de referência, com a contextualização legislativa do sistema educativo em Portugal. O estudo teve por base uma análise metodológica quantitativa, através da recolha de dados a um total de 28 participantes, 6 coordenadores de departamento e 22 delegados disciplinares. O processo de recolha de dados circunscreveu-se à aplicação de um único instrumento, disponibilizado online. O objetivo foi entender, por um lado, a perceção dos coordenadores e delegados sobre a suas funções e, por outro lado, entender a perceção dos coordenadores e delegados sobre a sua intervenção na Supervisão Pedagógica (SP). Os resultados evidenciaram que os coordenadores e os delegados relevam as suas funções encarando-as como muito importantes, mas quando se passa para a intervenção na avaliação ou supervisão pedagógica os resultados são muito díspares e vão de nada importante a muito importante. Esta ampla variedade de opiniões sobre a importância da intervenção na avaliação ou supervisão pedagógica parece indicar uma falta de consenso sobre estes aspetos específicos do trabalho dos líderes intermédios.

 

Palavras-chave: coordenador de departamento, delegado disciplinar, lideranças intermédias, supervisão pedagógica.


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Referências


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