INCLUSÃO EDUCACIONAL: relação entre experiências psicomotoras e o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual

Giselda Jordão Carvalho, Lênia Márcia Gonçalves

Resumo


As atividades psicomotoras influenciam de maneira decisiva no desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual, colaborando para com o processo de inclusão educacional. Diversos autores concordam sobre a relação existente entre o desempenho psicomotor e a aprendizagem da leitura, escrita e habilidades matemáticas. Pode-se dizer que todas as crianças que são estimuladas, por meio da psicomotricidade, apresentam avanços importantes em seu desempenho escolar geral, inclusive, aquelas com deficiência intelectual. Nesta perspectiva, este estudo se propõe a analisar, por meio de revisão bibliográfica corroborada pela experiência na área de avaliação e intervenção psicopedagógica, as contribuições que a psicomotricidade pode oferecer à criança quanto ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para o processo de alfabetização, bem como com a inclusão escolar e social. Nesta perspectiva, a psicomotricidade deve ser entendida como um trabalho fundamental na educação deste público. Ela tem caráter preventivo às dificuldades de aprendizagem que frequentemente apresentam, na medida em que contribui para com a construção e consolidação do desenvolvimento global, promovendo a inclusão educacional e social.

 


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