ESTUDO DA INTERVENÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSTENTÁVEL

Thompson Magalhães Ferreira, Marcelo da Silva Marinho

Resumo


As novas tecnologias de informação e comunicação estão causando profundas transformações socioculturais, de tal forma que sua democratização exige uma atenção cuidadosa dos governos e especialmente das suas áreas educacionais. O objetivo deste artigo é apresentar uma breve revisão bibliográfica da relação entre as novas tecnologias de informação e comunicação com a sociedade, no contexto sustentável, que é aquele que visa suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer as gerações futuras. Foi realizado um estudo bibliográfico, buscando a análise da relação entre as novas tecnologias apoiarem a transmissão e aquisição de informações entre gerações, e a necessidade das novas gerações saberem usar a tecnologia de forma racional e informada. O papel da escola também foi tema de análise. Mesmo que a grande maioria dos países enfrente ações para integrar as novas tecnologias à vida escolar, é um processo complexo, especialmente, quando se percebe a quantidade de incógnitas em torno deste tópico. Embora as ações atuais visem fortalecer o nível médio, temos que imediatamente estender esta cobertura a todo o ensino básico, uma vez que se entende que a consecução dos objetivos requer ação sobre as condições de desigualdade educacional existentes no nível fundamental. O uso efetivo da tecnologia nas salas de aula das escolas e no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem é ainda um privilégio de alguns docentes e alunos. As variáveis que parecem ter mais influência neste processo são múltiplas. E será ainda preciso pensar as tecnologias não como “apêndices” das restantes atividades curriculares, mas como um domínio tão ou mais importante que os restantes que existem nas escolas.

 


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