OS “QUADROS VIVOS” DA SEMANA SANTA DE CORINTO (MG): TEATRALIDADE, PERFORMANCE E FÉ NA PERSPECTIVA DOS ATORES

Giselda Shirley da Silva, Maria de Lourdes de Aguiar Ferreira

Resumo


Este objeto de pesquisa versa sobre histórias orais da teatralidade da Semana Santa realizada na cidade de Corinto-MG nas encenações dos “Quadros Vivos”.  É um estudo embasado nas histórias orais de quatro atores que vivenciaram e vivenciam por meio da performance a Paixão e Morte de Cristo. Objetivou-se registrar como foi e com quem tiveram início, assim como quais os significados sentimentais e as contribuições dos Quadros Vivos para a identidade pessoal dos atores, cujas performances centram(ram) no papel de Cristo e na teatralidade dos Quadros Vivos presentes na cultura de Corinto. Para a elaboração do estudo buscou-se fundamentos nos estudos de Costa (2014), Delgado (2003), Thompson (1992), Silva, Gonçalves, Silva (2011), Almeida (2009), MEIHY (2014), Paiva (2006) e Araújo (2006), pois percebe-se como impossível se compreender os Quadros Vivos no presente, se não conhecermos seu passado.

 


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