A HISTÓRIA DAS MULHERES E O ENSINO DE HISTÓRIA: considerações acerca de uma educação para a igualdade de gênero

Priscila Cabral de Sousa, Vera Lúcia Caixeta

Resumo


O presente artigo visa tratar sobre a relevância do ensino de História das Mulheres no Ensino de História. Essa temática emergiu após uma aluna do oitavo ano do ensino fundamental enunciar o seguinte comentário: “Parece que no mundo só existem homens, já que a história só fala deles”. A inquietação da discente evidencia uma, entre tantas problemáticas que permeiam o ensino: as desigualdades de gênero. Parte-se do pressuposto de que o ensino de história, com ênfase na história das Mulheres, contribui para a diminuição as diferenças culturalmente estruturadas entre homens e mulheres. Assim, por meio de uma abordagem calcada na Análise do Discurso de Eni Orlandi e das pesquisas acerca da narrativa e da condição das mulheres na sociedade brasileira, pretende-se refletir sobre formas de contribuir para a visibilização das Mulheres no ensino de História por meio de narrativas que protagonizem o feminino e contribuam para um ensino plural em que a atuação de homens e mulheres seja percebida de forma equitativa.


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