A INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA FAMILIAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA

André Brasil da Silva

Resumo


Pretendemos, neste artigo, discutir a investigação histórica familiar como abordagem metodológica válida para a construção do conhecimento histórico. A entrevista de História Oral realizada com a Sra. Maria Madalena serviu de base para a problematização dessa estratégia de ensino. Além disso, essa entrevista foi utilizada para a articulação com uma temática social mais ampla: a questão feminina. Ademais, apresentamos o processo de transformações ocorrido na História, em seu âmbito acadêmico e escolar, e a necessidade de reaproximação entre esses dois campos. Tomando como fundamentação teórica alguns historiadores dos campos de estudo do Ensino de História, como Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Schmidt, Flávia Caimi, que têm como foco central em suas pesquisas a análise e a intervenção na conjuntura atual da História em sua relação com as carências de orientação no tempo dos sujeitos históricos na vida prática. Assim, discutiremos conceitos importantes, como Didática da História, Identidade e aprendizagem histórica para a iluminação da problemática aqui suscitada.


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