v. 2, n. 2 (2021)

A Condição Humana e a Educação

APRESENTAÇÃO

Quanto maior o nível de desenvolvimento pessoal, mais podemos contribuir para a aprendizagem dos outros. Nossa capacidade de aprender influencia nossas possibilidades de ensinar. E, é esse o principal objetivo da RevistaEducação In Loco, é educar e ajudar a transitar em mundo de certezas para um mundo incerto através de novas perguntas. Uma educação aberta e ativa nos oferece mais chances de aprender com tudo e com todos, de confrontar nossos valores com os dos demais, de rever nossas crenças e escolhas, de fazer perguntas mais desafiadoras, de não ter respostas para tudo. 

Para apresentar o nosso Prefácio, trazemos uma frase de Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem!” E assim, apresentamos com muito orgulho o prefácio feito pelo Prof. Luiz Síveres, que com muito carinho e sabedoria abrirá a 2ª Edição da Revista Educação In Loco. A organização dos artigos inicia com o trabalho, A interação entre aprender e ensinar , que apresenta o conceito de sentido e perpassa pela subjetividade espontânea, já o significado é a concretização lógica da aprendizagem

Apresentamos também, o artigo  A relevância da educação a distância (EAD) e o ensino híbrido na atualidade, este estudo apresenta como a era digital tornou-se um grande aliado para os alunos e professores e muito contribuiu com o processo ensino/aprendizagem, mas, somente o uso da tecnologia não era suficiente. Diante dessa preocupação surgiu o Ensino Híbrido. 

A pesquisa que trata da Educação das relações étnico-raciais e a lei 10.639/03: uma breve incursão histórica, faz uma breve incursão histórica da exclusão do negro no contexto social e educacional, abordando também a sua luta em busca de conquistas em relação a igualdade racial e a inserção da história do afro-brasileiro e africano no contexto educacional, conquista efetivada no âmbito legal por meio da lei 10.639/03 e 11.645/08.

Continuando nossa travessia pelos estudos, temos Educação Inclusiva: o cotidiano do deficiente visual no Ensino Fundamental, que questiona como incluir o Deficiente Visual (D.V.) no contexto da aprendizagem das atividades do ensino fundamental. 

O estudo interativo acerca da teoria Walloniana, busca apresentar que a aprendizagem se constitui na relação com o outro, na disposição em ouvir, em falar e em perceber o valor cultural, social e histórico de cada ser aprendente.

Complementando os estudos acerca do percurso aprendente, apresentamos a pesquisa A interação entre aprender e ensinar, onde trazemos o interacionismo de Vygotsky e suas colaborações acerca do sentido e do significado no processo de ensino e aprendizagem. 

O artigo Um novo olhar sobre livro didático de Geografia e as perspectivas para o ensino em tempos de pós pandemia, busca evidenciar as mudanças, ocorridas no mundo, e consequentemente na geografia, influenciam o ensino da disciplina e a formação dos novos professores, sendo, certamente, alvo de debates nas academias. 

Adiante, trazemos uma entrevista que trata do Desenvolvimento humano: o núcleo da inclusão educacional, situando-o no âmbito sociocultural e, a partir de reflexões mais amplas, entrevista-se o Prof. Dr. Célio da Cunha – com pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa). Atualmente, ele é professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília. Possui vasta quantidade de publicações nacionais e internacionais, a maioria delas voltada para políticas públicas educacionais. 

E por fim, fechamos com a resenha, Os múltiplos impactos provocados pela construção de uma barragem contextualizados no filme “Narradores de Javé”, o filme suscita vários debates, porque confronta o público que o assiste com uma variedade de significados que emergem das vivências de seus personagens.

Uma excelente leitura a todos!

Profª. Dra. Rosa Jussara Bonfim Silva Volume 2, Número 2:

 

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF PDF PDF PDF PDF PDF PDF PDF

Sumário

Editorial

Rosa Jussara Bonfim silva Jussara Bonfim Silva
PDF
Luiz Síveres
PDF

Artigos

Rosa Jussara Bonfim Silva, Luiz Síveres
PDF
01-18
Rovânia Barbosa Gomes
PDF
19-33
Giselda Shirley da Silva, Vandeir José da Silva, Maria Célia da Silva Gonçalves
PDF
34-55
Thaís Pereira, Tânia Maria Machado Gontijo, Magda Maria Pereira
PDF
56 - 67
Rosa Jussara Bonfim Silva
PDF
68-86
Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Gisele Eduardo de Oliveira Silva
PDF
87-105

Resenha

Jacirema das Neves Pompeu Martins
PDF
106-110