O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Giselda Jordão de Carvalho

Resumo


O presente texto foi elaborado à do referencial teórico sobre o processo de diagnóstico psicopedagógico, constituinte de uma dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida por meio de uma pesquisa experimental de desenho pré-teste e pós-teste realizada em duas classes de alfabetização do Ensino Regular da SEDF, composta por alunos encaminhados à equipe de Avaliação Psicopedagógica do Ensino Especial com suspeita de deficiência Intelectual. Buscou-se, com base na teoria psicogenética de Jean Piaget, apresentar uma proposta de avaliação psicopedagógica contextualizada e interventiva. Instrumento a ser desenvolvido no processo de diagnóstico da deficiência intelectual, com objetivo de identificar o período do desenvolvimento cognitivo dos alunos. A partir deste conhecimento, fez-se possível elaborar uma ação pedagógica adequada às necessidades educativas dos educandos, estimulando-os no desenvolvimento de seu potencial de aprendizagem, sem, no entanto, retirá-los do convívio social com as demais crianças. Como instrumento de avaliação do desempenho cognitivo e investigação da forma de raciocínio empregada pelos alunos na resolução dos problemas apresentados, foram utilizadas algumas das provas do exame operatório referentes à classificação, seriação e conservação, por meio do método clínico. A proposta de intervenção pedagógica pautou-se em ações práticas e significativas, a partir da avaliação realizada. Os resultados evidenciaram que tanto os alunos do grupo experimental- com suspeita de deficiência intelectual- como os demais alunos- da classe ao final do processo de intervenção pedagógica- evidenciaram desempenho superior em termos de desenvolvimento cognitivo e nível de leitura e escrita, bem como no que se refere à interação social dos educandos com suspeita de deficiência intelectual, quando comparados com o grupo de controle. Isso consolidou a importância de realizar o diagnóstico psicopedagógico de forma interventiva no próprio contexto escolar, envolvendo a participação do docente na estruturação das práticas

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