RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.

Andreza Michele de Oliveira, Gizelda Jordão de Carvalho, Jaqueline Cândido Rodrigues

Resumo


Este artigo relata a experiência vivenciada pelas estagiárias do curso de Pedagogia das Faculdades Integrada Icesp Promove de Brasília, no Núcleo de Extensão, por meio do Projeto de Atendimento Psicopedagógico aos Alunos com Dificuldade de Aprendizagem nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram desenvolvidas na Unidade do Recanto das Emas, com alunos da Regional de Ensino do Recanto das Emas – SEDF, a qual, em parceria com a Faculdade Icesp, indicou, para atendimento psicopedagógico, alunos na faixa etária de 08 a 13 anos de idade, cursando o 3º e 4º ano do ensino fundamental, com histórico de significativas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. O projeto foi desenvolvido em três etapas sendo a primeira etapa de capacitação das estagiárias, a segunda de avaliação psicopedagógica dos alunos encaminhados e a terceira de intervenção. As bases teóricas que sustentam a ação proposta fundamentam-se nos princípios da abordagem interacionista, destacando as contribuições de Jorge Visca, Jean Piaget e Emília Ferreiro. A experiência permitiu perceber a importância do processo de avaliação para o reconhecimento das dificuldades dos alunos, bem como para subsidiar a sistematização das atividades de intervenção pedagógica adequadas às necessidades educacionais de cada um. Ressalta-se que a intervenção psicopedagógica proposta teve como foco a mediação da aprendizagem para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos educandos.

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