Leitura como Promoção da Cidadania Um Legado Freireano

Cícero Alves Cabral Neto, Edney Gomes Raminho

Resumo


Este trabalho discute parte do desdobramento de uma proposta de extensão que tem oferecido oficinas de leitura e compreensão do texto da lei para alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Replica-se aqui uma das experiências vivenciada nas oficinas- discussão sobre direito eleitoral- a fim de refletir sobre a contribuição da leitura do texto legal na formação crítica e cidadã. Justifica-se pela urgência de situações de (re) conhecimento e compreensão do texto da lei como instrumento de fomento à inquietude de se buscar condições de equidade das oportunidades com isonomia e de respeito à pluralidade sob as quais a convivência humana está condicionada naturalmente com vistas à justiça social. Faz-se um estudo de revisão bibliográfica fundamentado em Freire (2001; 2005; 2011a; 2011b; 2014; 2015ª; 2015b; 2016; 2017a; 2017b; 2017c) quanto aos ensinamentos de uma educação para a autonomia da ação político-crítica e desta ao exercício da cidadania a partir da leitura e compreensão do texto legal.


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