Leitura como Promoção da Cidadania Um Legado Freireano
Resumo
Este trabalho discute parte do desdobramento de uma proposta de extensão que tem oferecido oficinas de leitura e compreensão do texto da lei para alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Replica-se aqui uma das experiências vivenciada nas oficinas- discussão sobre direito eleitoral- a fim de refletir sobre a contribuição da leitura do texto legal na formação crítica e cidadã. Justifica-se pela urgência de situações de (re) conhecimento e compreensão do texto da lei como instrumento de fomento à inquietude de se buscar condições de equidade das oportunidades com isonomia e de respeito à pluralidade sob as quais a convivência humana está condicionada naturalmente com vistas à justiça social. Faz-se um estudo de revisão bibliográfica fundamentado em Freire (2001; 2005; 2011a; 2011b; 2014; 2015ª; 2015b; 2016; 2017a; 2017b; 2017c) quanto aos ensinamentos de uma educação para a autonomia da ação político-crítica e desta ao exercício da cidadania a partir da leitura e compreensão do texto legal.
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