DIREITO DOS POVOS EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE FRACIONADA PRAGMÁTICA DA TEORIA IDEAL E NÃO-IDEAL DE JOHN RAWLS

Alexander Marques Silva

Resumo


O artigo possui como marco teórico fundante do presente estudo, a teoria desenvolvida por John Rawls no Direito dos Povos (2001), com o enfoque substancial na teoria Ideal apresentada no capítulo II e na teoria Não-ideal esposada no capítulo III. É utilizada a metodologia descritiva-argumentativa junto à dissertativa-pragmática. O problema a ser enfrentado reside no desafio da demonstração da aplicabilidade da teoria no contexto dos países globalizados. O objetivo geral é demonstrar a aplicação real da teoria em alguns países de forma exemplificativa. Já os objetivos específicos são demonstrar, de forma sucinta, a teoria de Rawls (2001); demonstrar a aplicabilidade existente da teoria e dos contextos políticos atuais; demonstrar a necessidade de uniformização razoável e civilizada dos povos almejando o alcance real do Direito dos Povos. A hipótese apresentada, é a existência de povos razoáveis que se adequam à teoria, demonstrando a possibilidade de expansão da aplicação da teoria.


Palavras-chave


Direito dos Povos; Teoria Ideal; Teoria Não-ideal; Globalização; Povos Onerados.

Texto completo:

PP. 91-110

Referências


ARAÚJO, Cicero. Legitimidade, justiça e democracia: o novo contratualismo de Rawls. Revista Lua Nova. Revista da Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, n. 57, 2002. p.73-86. Disponível em: . Acesso em 10/maio/2018.

BRASIL. Lei Federal n. 11.340, de 07 de agosto de 2006, Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

COSTA RICA. Disponível em: . Acesso em 10/maio/2018.

_____ Disponível em: < https://www.costarica.com/>. Acesso em 10/maio/2018.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução do original alemão: Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

LÍBANO. Disponível em: . Acesso em 10/maio/2018.

NETO, Jamil Zugueib. Líbano. Tensões Mundiais, v. 6, n. 11 jul/dez, p. 17-38, 2010. Disponível em: . Acesso em 10/maio/2018.

RAWLS, John. O Direito dos Povos. Tradução do original inglês: Luís Carlos Borges, São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Tradução do original inglês: Luís Carlos Borges, São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REIS, Flávio Azevedo. A Posição Original em Rawls. Primeiros Escritos: Revista da Universidade de São Paulo - USP. São Paulo: v.1, n.1, p.109-118, 2009.

SILVA, Alexander Marques; BASTIANETTO, Lorena Machado Rogedo. Instrumentos Preservacionistas e Mercado: Análise Sobre a Sustentabilidade da Atuação Econômica na Amazônia. In: COSTA, Beatriz Souza (Org.). Anais do “V Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: PanAmazônia – Integrar e Proteger” e do “I Congresso da Rede Pan-Amazônia”. Belo Horizonte: Dom Helder, 2018, p. 140-155.

SILVA, Alexander Marques; ROSA, Bruna Pereira. A reciprocidade cíclica das liberdades sociais, políticas e individuais como pressuposto básico do tripé do desenvolvimento sob o aspecto econômico minerário. Revista Direito Ambiental e Sociedade: PPGD de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS: v.7, n.3, p.171-199, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Serviam Juris

Indexadores, Diretórios, Bases de Dados e Registros: