A Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, completa 20 anos de sua promulgação. Nesse contexto, a Revista Humanidades e Tecnologia (FINOM) , convida autores a submeterem artigos para compor um dossiê temático que reflita sobre os avanços, experiências, desafios e perspectivas da implementação da referida lei. O objetivo deste dossiê é promover uma análise crítica e reflexiva sobre a inserção dos conteúdos relacionados à cultura afro-brasileira nas diferentes áreas do conhecimento, considerando seus impactos na formação educacional, social e cultural da sociedade brasileira. São bem-vindas contribuições que abordem aspectos históricos, pedagógicos, socioculturais, políticos e tecnológicos relacionados à temática, bem como estudos de caso, análises comparativas e propostas de práticas pedagógicas inovadoras. Espera-se que este dossiê contribua para a promoção do debate e da visibilidade das conquistas e desafios enfrentados no ensino da cultura afro-brasileira, além de estimular a produção de conhecimento crítico e relevante nessa área.
Sumário
EDITORIAL
Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Giselda Shirley da Silva, Maria Célia da Silva Gonçalves, Vandeir José da Silva
|
01-05
|
AUTORES CONVIDADOS
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Brenda Maria Dias Araújo, Luci Aparecida Souza Borges de Faria, Maria Célia Borges, Maria de Fátima Dias Araújo
|
06-22
|
ARTIGOS
Regina Carla de J. Barbosa, Gilvan C. C. de Araújo
|
23-39
|
Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Eliane Moreira de Souza
|
40-55
|
Verônica Rodrigues Tomaz, Tadeu Pereira dos Santos
|
56-69
|
Antonia Elenizia da Silva, Ivan Diogo
|
70-92
|
Ana Danielly Fernandes da Silva, Moisés Fernandes Lemos
|
93-113
|
Andréa Lopes Barbosa, Glaucio Martins da Silva Bandeira, Jamilly Moraes Silva
|
114-131
|
Viviane Fonseca Rodrigues, Cairo Mohamad Ibrahim Katrib
|
132-160
|
Antônia Maria Paulina Barbosa
|
161-178
|
Sandra Oliveira Costa
|
179-193
|